1. Como organizar seu evento

Se será um almoço, jantar, aniversário, casamento, coquetel etc.

 

Se o local será aberto, fechado, se irá utilizar mais que um ambiente, etc. Se for em sua casa por exemplo, não esqueça de limitar o espaço da festa. Defina o local onde a festa acontecerá. Se for utilizar dois ambientes, mude o estilo dos móveis, num ambiente use mesas redondas e no outro mesas quadradas, mude também as cores das toalhas, os ambientes ganharão uma graça toda especial!

 

Durante o dia, ao ar livre, aposte em cores vivas. Use estampas florais suaves que alegrarão muito suas mesas, num ambiente fechado abuse de tons escuros. Não utilize velas durante o dia, prefira as flores. Cuidado com a cor das paredes! Se a parede for muito escura ou colorida demais, amenize nas cores das toalhas, procure usar toalhas lisas, brancas ou peroladas, se a parede for muito clara, use cores que possam contrastar. À noite prefira os tons pastéis e adamascados, pois possuem um certo brilho, invista em capas de cadeiras que trará muita elegância ao ambiente e use velas misturadas com flores.

 

Massas ou carnes, salgados, queijo e vinho, etc. Só não esqueça de ter produtos de baixa caloria para os convidados que optem por esse tipo de alimentação.

 

À Francesa - A mesa deve estar colocada (com pratos, copos e taças, talheres e guardanapos). Os pratos deverão ser apresentados pelo garçom à esquerda, onde os convidados se servirão. As bebidas são servidas pela direita, pelo garçom, sem retirar os copos do lugar. Nenhum convidado se levanta durante a refeição.

À Inglesa - A mesa deve estar colocada. As guarnições vêm servidas individualmente nos pratos e o prato principal é passado entre os convidados. À inglesa direto - As guarnições e o prato principal são servidos individualmente começando pelas senhoras e depois os cavalheiros. À inglesa indireto - A mesa é colocada sem os pratos, o garçom apresenta as travessas com o menu apenas para serem vistos. O prato principal fica na mesa auxiliar (guéridon) ao lado da mesa do convidado onde é preparado o prato. Este serviço requer dois garçons e o prato é colocado pela direita do convidado.

À Franco Americano - Este serviço é indicado para eventos com 100 convidados ou mais. Os pratos devem estar na mesa aparador logo no início e os talheres e guardanapos no final. Todo o menu é colocado em bufê. As carnes devem estar fatiadas, o frango desossado, servidos em rechauds para mantê-los quentes. Os convidados se servem e se direcionam à mesa. Se for servido em pé , será necessário mesas aparadoras para os convidados apoiarem os pratos e copos. Nos dois casos as bebidas são servidas por garçons que deverão circular também para retirar os copos com frequência.

À Americana - O menu é colocado em bufê e nessa mesa aparador (pranchão), os convidados se servem e depois comem no colo, usando guardanapo de tecido no colo e guardanapo de papel para os lábios. Não esqueça das mesas aparadoras para apoio dos copos e dos pratos após a refeição, que deverão estar graciosamente arrumadas com toalhas e sobretoalhas.

À Diplomata - A mesa deve estar colocada e os pratos já virão prontos e servidos diretos à mesa.

 

Para que sua festa tenha funcionalidade e um bom efeito visual, tome o cuidado de utilizar os materiais adequados, como:

 

Pratos de porcelana/talheres/copos e guardanapos - Para as refeições, não esquecendo que se não for utilizar os serviços de garçom e copeira a quantidade necessária deverá aumentar em 70% para as trocas que os convidados devam fazer.

O ideal é que se tenha 1 garçom para 8 convidados. Não esqueça das copeiras para cuidar dos utensílios e de um bom cozinheiro para garantir a qualidade do menu à ser servido.

Para eventos formais convide com dois meses de antecedência e com duas semanas os informais. Intercale os convidados que não têm muitas afinidades, para não causar constrangimentos e para que sua festa fique ainda mais agradável.



2. Dicas de decoração

Se o pé-direito do local da festa for igual à 2,10m, a decoração poderá ser feita somente do chão em direção ao teto. Se for maior que 2,10, decore do chão em direção ao teto e do teto em direção ao chão, lembrando que a decoração de teto é muito elaborada e exige que seja feito por um profissional.

Ao arrumar uma mesa, o arranjo de flores central deve ser na proporção "4 x 1", ou seja numa mesa ou pranchão de 2 metros esse arranjo pode ter 50 x 50cm, ou 50 x 30cm, a altura é mais importante que a largura.

Não misture ornamentos com alimentos e não distribua enfeites pela mesa, isto só pode acontecer em festa infantil.

Arranjos florais não deverão ser usados na mesa de bufê, podem soltar folhas ou atrair insetos.

As flores não poderão ter cheiro, nem deverão ser usados objetos aromáticos no local, alguns convidados podem ser alérgicos.

Um arranjo central numa mesa pequena só poderá ter altura, se o "campo de visão" tiver espessura bem fina.

As velas deverão ser apoiadas em castiçais ou pratos, para evitar acidentes. 


3. Dicas de consumo por pessoa

Massas 150 grs água 1/2 litro
Arroz 50 grs Refrigerante 1/2 litro
Carnes e Peixes 200 grs Cerveja 1,5 litro
Salgadinhos 6 unidades Champagne 200 ml
Docinhos 5 unidades Uísque 200 ml
Bolo 100 grs Vinho 500 ml



4. Etiqueta

A etiqueta é uma forma cerimoniosa do trato social e foi criada para facilitar, agradar e trazer elegância às recepções, encontros e comemorações.

Para um anfitrião, o ato de receber deve ser muito prazeroso pois é uma forma de firmar prestígio e de compartilhar de momentos agradáveis, se não existir esse propósito não o faça.

O anfitrião deve se organizar e seguir todos os passos que envolve os detalhes de uma festa, só assim ele obterá sucesso.

Os convidados deverão ser recepcionados pelo anfitrião na sua chegada e na saída devem ser acompanhados por ele também. Na chegada de um convidado é fundamental que o anfitrião apresente-o aos outros e que inicie uma conversa para depois deixá-los à vontade.

Se crianças são convidadas, determine um local com entretenimento e com um monitor para que elas se reúnam e se divirtam.

Cuide da iluminação e do som para que sejam adequados aos convidados.

Por último relaxe e descanse 1 hora antes da festa, para receber seus convidados com boa aparência e tranqüilidade.